quarta-feira, 31 de março de 2010

STORYBOARD


Trecho do Texto da ASSOCIAÇÃO DE ENSINO TATUIENSE CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA do professor FERNANDO CÉSAR OLIVEIRA DE CARVALHO

Storyboard, palavra de origem inglesa, é um painel com desenhos seqüenciados; como se fosse uma estória em quadrinhos. Esse roteiro visual é imprescindível para a produção de qualquer projeto de arte seqüencial.

Quem faz storyboard é um profissional muito solicitado. É assim no mundo inteiro. Para justificar sua importância, pode-se dizer que o storyboard está para a arte seqüencial, assim como a planta está para a arquitetura. Sempre que se for produzir cinema, vídeo, comercial, áudio-visual, desenho animado, ou até mesmo uma estória em quadrinhos, precisa-se preparar antes um storyboard. Por isso, um storyboard-man (storyboardista) será sempre bem remunerado. Para se aprender essa criativa atividade, basta saber desenhar um pouco e se tiver alguma noção de quadrinhos, então será moleza!


DESENVOLVA SUA VISÃO DE CAMERAMAN

Treine seus olhos para enxergar como a lente de uma câmera. Reeduque seus olhos, evitando olhar de forma abrangente. Você deve desenhar uma cena de storyboard rigorosamente dentro do formato padrão de um fotograma. No cinema, o storyboard é muito usado, devido à necessidade de planejar as tomadas de câmera. Salvo raras exceções, o quadro imaginado coincide com o quadro filmado.O olhar humano enxerga de forma abrangente, em um ângulo bem aberto, e sua acuidade é prejudicada com a distância. A visão de uma câmera pode captar qualquer detalhe ou trecho de um amplo cenário, graças aos recursos da lente (tele ou zoom). Para registrar uma cena panorâmica bem ampla, basta adaptar uma lente grande-angular na câmera. Mas, aí encontramos um problema: a imagem sai bastante distorcida, evocando o efeito visto através da lente de um “olho mágico”; aquele que colocamos na porta de nossas casas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário