quinta-feira, 18 de março de 2010

O que é EDIÇÃO?


Edição de vídeo é o segredo que permite que a televisão conte uma história, que os filmes nos transportem para novos mundos e que dá aquele toque especial ao noticiário da noite. Sem a edição, qualquer imagem filmada pelo cinegrafista nos aborreceria, além de horas a fio de imagens por programa.

Até a pouco tempo, a forma mais simples de edição de vídeo consistia em conectar uma câmera a um videocassete e registrar apenas seus momentos favoritos. Infelizmente, sempre que se copia uma fita cassete para outra, perdem qualidade, além disso, esse processo era trabalhoso e difícil. Com os computadores isso ficou muito mais fácil e, relativamente, rápido.

Hoje, com nossas câmeras digitais, a perda de qualidade na transmissão da fita para o computador, ou do HD, é nula, pois é apenas um fluxo de números que podem ser copiados sempre que o desejar.

Montagem ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado - seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc. Em geral, a montagem é realizada pelo montador, em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do diretor ou, em alguns casos, do produtor. Pode ser em meio analógico ou digital, linear ou não-linear.

Em termos muito simples, a montagem consiste em colocar os pedaços de filme (cenas e sequências) numa determinada ordem cronológica ou temática. O material já existe, mas é preciso pô-lo em ordem para ter um determinado sentido. É um pouco como acontece com um jornal, por exemplo: quando se faz a paginação, o material já existe todo (ou praticamente todo), mas não é ainda jornal enquanto as “peças” literárias não estiverem colocadas segundo uma ordem determinada (pelo paginador e também pelo editor/diretor).

Este processo é necessário, pois, ao contrário do que acontece em peças de teatro, os filmes normalmente são gravados em partes, divididos por cenas ou tomadas que são feitas diversas vezes e por diferentes ângulos.

A edição de vídeo consiste em decidir que tomadas usar, quais são as melhores e uní-las na sequência desejada. Pode-se inclusive montar as sequências fora da ordem cronológica de gravação ou do próprio tempo do filme.

Editar um filme ou vídeo não se limita a escolher as melhores cenas, é nesta fase da produção que são inseridos efeitos especiais, trilhas sonoras e legendas.

Como é realizada após a filmagem, a montagem é um processo de pós-produção e durante muito tempo foi considerada como o único processo original do cinema, aquilo que tornaria o cinema uma arte ou uma linguagem diferenciada das demais. Hoje, no entanto, vários autores consideram que há muitas semelhanças entre a montagem e os processos de composição em outras formas artísticas, tais como a poesia ou o romance.

Podemos também pensar em edição de vídeo indo além do corte mais como um "recorte", que se faz de alguma realidade ou estória que se quer contar. Assim a edição se iniciaria já no Roteiro ou mesmo antes, na concepção da idéia do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário